quinta-feira, 23 de julho de 2009

Roteiro de trabalho da TP4-01/06/09

-Mensagem motivadora
-Análise dos avançando na prática aplicados
-Realização da oficina 7(unidade 14)
- Filme:Narradores de Javé
-Avaliação de nosso trabalho
-Atividades de preparação para o próximo encontro(estudar; realizar o avançando na prática: entregar relatório da atividade.)

"Que saibamos descobrir as surpresas que um encontro entre pessoa sempre nos reserva.E no caminhar juntos, saibamos desvendar o grande segredo da convivência, num exercício constante de somar(esforços),subtrair (dificuldades), e dividir (conquistas), multiplicar (alegrias): para finalmente crescer, crescer muito, enquanto ser humano e profissional que somos.
Eis aí o nosso grande desafio!"

Senti que as minhas cursistas estavam um pouco desmotivadas por vários fatores como o nosso baixo salário no município, pelos nossos encontros depois do expediente e pelo cansaço do dia a dia .Mostrei-as que esses nossos encontros seriam para crescimento e aperfeicoamento, onde nós poderíamos aprender e melhorar sempre e que poderiam contar comigo em qualquer situação.
Assistimos ao filme "Narradores de Javé " e após esse momento analisamos o filme .Discutimos sobre o nosso papel como escriba, ressaltamos que teríamos que movimentar a escola trazendo contadores de histórias de Cordisburgo e Araçaí para incentivar os nossos alunos a essa prática possível.
Observamos que sempre trabalhamos a história do municipio apena próximo de data comemorativa de evento ou aniversário da cidade, e temos que resgatar valores perdidos,montar palestras para mudar a rotina escolar. Em nossa cidade temos o museu que precisa ser mais valorizado.Ressaltamos a importancia do povo da cidade e suas histórias...lembramos das oficinas realizadas nas olímpiadas de lìngua portuguesa ,como os nossos alunos gostaram de ouvir as pesssoas relatando o passado de Araçaí e a importancia da oralidade em nossa vida.

Em outro momento relatei a meus cursistas a importância do Gestar e como houve mudanças em nossas praticas e fizemos uma auto avaliação de nosso trabalho.
Nessa auto avaliação foi relatado pela cursista Tânia que ela está adorando o material e avaliando os seus alunos de uma maneira diferenciada , todas as produções e trabalhos são analisados e avaliados com notas. Tudo que o aluno produz é valorizado e eles estão amando as aulas diferenciadas e sempre com informações novas.
A professora Cátia produziu uma apostila de vinte páginas com poesias e biografias de autores consagrados onde todas nós reproduzimos para os nossos alunos como preparação para o nosso projeto de "Recital de Poesias''l. Com essa apostila abordamos vários assuntos interligados:intertextualidade , neologismos , figuras de linguagem etc.
Tudo produzido pelos nossos alunos em aulas práticas.Eles conheceram vários portadores de texto e utilizaram muita criatividade e sentiram-se valorizados por verem em toda a escola os seus trabalhos expostos.

Nossos momentos estão sendo de muita sinceridade e otimismo esperando que o próximo encontro traga novas expectativas em relação ao nosso projeto. Que todos participe ativamente e que não seja apenas esse ano , mas aconteça sempre em nosso calendário escolar.

3 comentários:

  1. Luciene,
    Suas cursistas têm a sorte de você ser a formadora delas, pois seu envolvimento e sua capacidade profissional, já comprovados por nós que a conhecemos há mais tempo, fazem cair barreiras e vislumbrar novos horizontes. Por isso os salários defasados, a rotina, não as desmotivaram e elas estão a dar tb o melhor de si no Gestar II.
    Abração,
    Da colega q muito a admira.

    ResponderExcluir
  2. Somos um. O compromisso é o mesmo, a vontade de mudar as coisas que nos incomodam e fazem sofrer é a mesma, os baixos salários são, quase sempre, os mesmos, o cansaço, a falta de reconhecimento pelo nosso trabalho é a mesma em qualquer lugar do país. Mas o Gestar trouxe novas esperanças para cada um que faz parte dessa rede de amizade, solidariedade, preocupação com o futuro dos nossos estudantes/falantes de lingua materna. Nós, que somos ensinantes gestaneiros, trabalhamos muito para que os sonhos se tornem realidade. A rede do Gestar II embala nossas esperanças. Beijos da Silvia.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Lu!
    Estamos com saudades. Dê notícias.
    Beijão,
    Cida.

    ResponderExcluir