quarta-feira, 22 de julho de 2009

RELATÓRIOS DAS OFICINAS-TP3

A professora Tânia enfatizou com os 6º anos a festa junina que seria realizada pela nossa escola, e aplicou o avançando na prática da página 50.
Com o conhecimento prévio de seus alunos ,eles elaboraram o processo de leitura e escrita e produziram textos sobre a festa junina que se aproximava . Em nosso encontro ela nos relatou que apesar produzirem textos com poucos erros ortográficos. Ela esperava que seus alunos explorassem mais , relatassem experiências vividas e sua visão da festa. Ela enfatizou o assunto,fez vários comentários e eles relataram o óbvio:comidas típicas, vestimenta e ornamentação.Esquecendo de citar o diferencial do evento em Araçaí que se torna grandioso com shows após as apresentações escolares.
Observei que a festa junina da nossa escola ,não nos foi solicitado( professores) nenhuma sugestão de convite e ou ornamentação. Dei sugestões de modelos de convites, e falei que estava a disposiçaõ para ajudar.
Estamos acostumados a participar ativamente e apenas foram divisão de tarefas para o dia principal. nossos alunos ficaram coma tarefa de colar bandeiras e dançar. O envolvimento de todos em tudo seria uma maneira de aproximar e unir o grupo.


Também foram explorados pela minha cursista Cátia a elaboração de um cartão postal.Ela enfocou para os 9º anos, a apresentação geral do cartão postal, remetente, mensagem. Trabalhou textos referentes , levou vários cartões postais para visualizarem. Eles entregaram o trabalho no outro dia.
Percebeu-se então que como eles não tinham conhecimento prévio de cartão postal, surgiram cartões com remetente e destinatários trocados. Relatou-me então que ficou chateada pois direcionou tanto o assunto e não chegou a compreensão deles por talvez falta de interesse.
Observamos que é importante enfocar materiais que nossos adolescentes não tem o hábito de utilizar,ou não o conhecem para melhorar a sua vivência do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário