sexta-feira, 17 de junho de 2016

Boa tarde!!!!

Voltando a ativa!!!!  Agora postarei atividades de Língua Portuguesa para 6º ano  ao Ensino Médio!
Espero que gostem....


>> No texto a seguir, Rita Lee critica o uso repetitivo de algumas palavras e/ou expressões.
                                                            Insupórtabou!
Deve ser da idade avançada... ando implicadíssima com certas expressões repetidas
lobotomizadamente aqui pelas bandas e bundas populares brasileiras. Será que não existe
outra palavrinha para se dirigir a mais de uma pessoa que não seja “galera”? “E aí, galera!?
Tudo bem, galera!? Boa noite, galera! Valeu, galera!”. [...]
Outra que eu desejo ter um controle remoto ao vivo é quando a cada final de frase a
pessoa diz “tá!”. “Eu atravessei a rua, tá, e daí dei de cara com a Glorinha, tá, fazia um tempão
que a gente não se via, tá”. E ainda temos as variações sobre o mesmo tema com “tá ligado” e
“tá entendendo”. O assunto parece tão difícil que o(a) locutor(a) precisa checar o tempo todo
se o imbecil ouvinte está conseguindo acompanhar sua brilhante história... [...]
E o “tipo assim”? “Eu fui numa festa tipo assim festa, cheguei no DJ tipo assim DJ
e pedi logo um trance tipo assim trance, cê acredita que o cara só tinha house tipo assim
house?”. [...]
Na despedida vem o engraçadinho “fui!”. “Puxa, já estou bastante atrasado, fui! Minha
mulher acabou de telefonar, fui! Preciso ir ao banco, fui!” [...]
A gente nem estaria reclamando se isso acontecesse vez ou outra, mas não, é o tempo
todo com todo mundo em todos os lugares!
LEE, Rita. Revista da MTV. São Paulo: Abril, n. 2, abr. 2001. (Fragmento).
1. Procure traçar o perfil do usuário dessas palavras e/ou expressões (idade, sexo, grau de
instrução, etc.).
2. Logo no início do texto, a autora diz que a idade avançada talvez seja o motivo de sua
implicância com essas palavras e/ou expressões. Por que sua idade poderia ter alguma
relação com as críticas que faz? Antes de responder, considere, além da questão da idade,
o perfil de Rita Lee: cantora, compositora de rock e MPB. (A posição que ela defende
é característica de alguém com o seu perfil?)
3. N o início do texto, Rita Lee afirma: “ando implicadíssima com certas expressões repetidas
lobotomizadamente aqui pelas bandas e bundas populares brasileiras”. Há, nessa afirmação,
uma imagem subentendida sobre quem usa esse tipo de expressão.
4 Que imagem é essa?
4Com base em que ela foi construída?
4Você concorda com essa imagem? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário