Hoje estudamos Literatura para adolescentes. Relatamos (eu e Tânia ) sobre a aplicação da atividade prática em sala de aula. Nesses relatos podemos perceber que nós os professores deixamos a desejar este ano em indicações de livros, observando o nosso problema de funcionamento da biblioteca que não nos atende como gostaríamos !
Refletimos a respeito das atividades de leitura que desenvolvemos com nossos alunos. A cursista Tânia afirma que quando há motivação, os alunos leem com prazer,mas estávamos priorizando tantas outras atividades que esquecemos da mais singela e importante"resgatar o prazer de ler em nossos jovens", livros e não só fragmentos de textos que muitas vezes não é tão interessante como livro.Observamos também que qualquer leitura é válida,mas o prazer é maior quando eles mesmos procuram o livro desejado
Na sequência das atividades previstas para o encontro fizemos uma discussão a respeito de questões retiradas da unidades estudadas da tp6(22/23) pedi as cursistas que no próximo encontro realizaremos uma roda de leitura, onde os cursistas, de posse de alguns livros de literatura juvenil previamente indicados para o momento, farão a apresentação desses livros para os colegas do curso e depois para os nossos alunos como incentivo a leitura .
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Luciene!
ResponderExcluirFoi um prazer ter você na nossa escola, mesmo a visita sendo tão rápida.
A roda de leitura q vc menciona é realmente muito boa. Aqui na escola nós fazemos e eu conto para os alunos o que estou lendo, eles me mostram os livros deles e falam um pouco para a turma e chamamos outras pessoas para a roda: cantineira, secretária, diretora, ninguém escapa. E as supresas são sempre boas. A cantineira tia Nadir, que vc conhece, no dia em que esteve na roda contou q havia lido 3 livros em 15 dias. A garotada ficou encantada.
Beijão,
Cida.